Prepare-se para chuva e frio | Imagem: Ilustração
Segunda, 26 de maio de 2025
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul juntos formam a região Sul do Brasil e devem ter clima bastante variado nesta semana, com temporais, neve, frio e geada, de acordo com o boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o órgão oficial brasileiro.

Áreas de instabilidade são registradas sobre o Rio Grande do Sul desde domingo (25), provocando chuvas significativas em diversas regiões do estado gaúcho. Na segunda-feira (26), várias cidades registraram acúmulos de chuva superiores a 30 milímetros. A previsão é de que a chuva continue na terça-feira (27) e parte da quarta-feira (28). É importante observar que há possibilidade de granizo em áreas isoladas, especialmente nas fronteiras oeste e noroeste. Ambas as regiões fazem fronteira com as províncias argentinas de Misiones e Corrientes, bem como com os departamentos de Artigas e Rivera, no Uruguai, na divisa com a fronteira oeste gaúcha.

O centro meteorológico destaca que os três estados do Sul do Brasil viverão uma onda de frio a partir desta quarta-feira (28), devido ao avanço da frente fria pelo oeste do Rio Grande do Sul, em direção aos estados de Santa Catarina e Paraná. A massa de ar frio deve causar quedas significativas de temperatura nos três estados, levando a uma onda de frio com temperaturas próximas de zero grau. 

Atenção: Para sexta-feira (30), é esperada geada mais intensa, principalmente na região serrana e norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e o Paraná.

Quanto à neve, a população e os turistas terão a oportunidade de observar pequenos flocos de neve que poderão ocorrer entre o final da quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29) na Serra Gaúcha e Serra de Santa Catarina, além do Planalto Norte catarinense, chegando até o sul do Paraná, onde pode haver maior probabilidade de neve. No entanto, para que a neve ocorra, é preciso entender os fatores que causam esse fenômeno: a neve geralmente ocorre em temperaturas mínimas entre 2°C e -2°C, além da combinação de umidade e baixas temperaturas, explicou o INMET.

Um mapa divulgado pelo INMET mostra os três estados em alerta laranja devido a uma onda de frio que está a caminho

O centro meteorológico destaca ainda que outros estados do Brasil podem registrar queda brusca de temperatura entre quarta (28) e sexta-feira (30), em São Paulo, Rio de Janeiro e outros.

As condições climáticas divulgadas pelo INMET colocaram 1.191 municípios do Sul do Brasil em alerta laranja, classificado como queda de temperatura. Em caso de qualquer anomalia climática, a Defesa Civil da cidade deve ser acionada.


  Atenção:  o artigo é gratuito e pode ser publicado em mídia impressa ou na internet: portais, sites e redes sociais, desde que citada a fonte (obrigatório) (modelo >>): Vinni Maciel/Canal do Tempo

Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015
2015 | Zabaloon ©
Zabaloon is a global platform with the largest database of websites, links and image catalog in general.