Sábado, 1º de março de 2025
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
Centros meteorológicos preveem, para este sábado (1º), uma nova rodada de tempestades para a Metade Norte do Uruguai, para o estado do Rio Grande do Sul e para o Grande Oeste de Santa Catarina.
Em relação ao território gaúcho, que já está sob dois alertas de temporais severos, foram registrados na final da manhã e começo da tarde deste sábado, enormes nuvens prateleiras (shelf-cloud, em inglês), nas regiões da Campanha e no Extremo Sul.
Essas nuvens prateleiras, além de chamarem a atenção pelo seu formato assustador, costumam sempre chegar antes de uma tempestade de chuva e vento.
Nuvem prateleira "engole" a cidade de Bagé, região da Campanha, neste sábado, 1º de março | Foto: Rosélia
Até às 18h15, os ventos sopraram forte no Rio Grande do Sul, em especial na divisa com a Argentina e com o Uruguai. Na zona rural de Uruguaiana, as rajadas chegaram aos 53 km/h. Em Herval, no Sul do Estado, os ventos oscilaram entre 38 km/h e 45 km/h.
Nesta reta final do dia, a chuva continua na Campanha e no Sul do Estado com marcas de 8 milímetros e 10 milímetros em alguns locais, dados de estações meteorológicas.
Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015