Sexta-feira, 7 de março de 2025
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
A cidade de Bahía Blanca, no sul da província de Buenos Aires, não resistiu ao grande volume de chuva que começou na manhã desta sexta-feira (7), que segundo as autoridades do país vizinho, o acumulado foi de 300 milímetros, uma marca histórica.
As fortes chuvas em Bahía Blanca foram tão intensas que os rios rapidamente transbordaram e inundações severas foram relatadas em várias partes da cidade argentina. Devido à magnitude do caos, as autoridades o descreveram como “uma tragédia”. O governo de Buenos Aires declarou estado de emergência na cidade.
A tempestade de vento e chuva deixou seis mortos e cerca de mil evacuados, e pode haver mais fatalidades, segundo o governo municipal.
Os corpos, levados pelas enchentes, foram encontrados em diferentes locais por equipes de resgate com a ajuda de moradores. Com o passar das horas, houve quedas de energia e danos a propriedades privadas e públicas. Diretores de escolas suspenderam aulas. Os serviços de transporte coletivo também foram afetados.
O hospital local teve que ser evacuado, incluindo os recém-nascidos que estavam na ala neonatal, enquanto dezenas de pessoas pediam ajuda em suas casas, algumas delas dos telhados, depois de ficarem presas na enchente.
A noite chegou e as operações das Forças Federais, do Exército e de órgãos provinciais e municipais continuam trabalhando para ajudar as vítimas da tempestade devastadora.
Na região de Punta Alta, a precipitação acumulada foi de 240 milímetros. Em Loma Paraguaya, a precipitação acumulada também foi bastante significativa, chegando a 297 mm.
*Com informações do governo e da imprensa local.
Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015