Supercélula de tempestade registrada na tarde desta quarta-feira (5) no de Treinta y Tres, no Uruguai | Foto: Matias Mederos
Quarta, 5 de fevereiro de 2025
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
Uma linha de instabilidade que paira sobre o Uruguai desde o início da tarde desta quarta-feira (5) continua avançando em direção às regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do estado do Rio Grande do Sul. Essas regiões que fazem fronteira com o país vizinho estão em alerta amarelo — classificado como tempestade —, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A população do Rio Grande do Sul iniciou o mês de fevereiro com temperaturas extremas acima de 40°C, tornando a situação ainda mais crítica no setor agrícola, obrigando o Poder Executivo de alguns municípios a decretar Estado de Emergência devido à seca. Como se essa severa condição de seca não bastasse, a população do Rio Grande do Sul agora está testemunhando o desenvolvimento de uma linha de instabilidade potencialmente severa (sobre o Uruguai) que está avançando em direção ao estado do Rio Grande do Sul.
O INMET — órgão que monitora o clima do país — emitiu alerta de tempo severo para 43 municípios espalhados pelas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste (veja lista abaixo), que podem registrar chuvas intensas de até 50 milímetros, rajadas de vento de 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Enquanto o estado do Rio Grande do Sul ferve devido às altas temperaturas, a chuva está presente em quase todo o território do Uruguai, que segundo imagens de satélite (capturadas às 16h - horário de Brasília/DF), já está bem próximo da fronteira. Do lado gaúcho, a chuva deve atingir primeiro locais como Chuí, Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, no extremo sul do estado.
No país vizinho, durante toda a tarde, o INUMET (Instituto Uruguaio de Meteorologia) emitiu alertas amarelo e laranja que vão durar até as 21h desta quarta-feira.
Lista de municípios do Rio Grande do Sul em alerta amarelo (43):
>> Aceguá, Alegrete, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Sant'Ana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel, São José do Norte, São Lourenço do Sul, São Sepé, Turuçu e Vila Nova do Sul.
Órgão: INMET
Aviso: Alerta Amarelo - Tempestade
Classificação: Chuva, Ventania e Granizo
Início do alerta: 12 horas - quarta-feira, 5/02/2025
Término do alerta: 23h59 - quarta-feira, 5/02/2025
Área de alerta: Região Sul do Brasil
Estado sob alerta: Rio Grande do Sul
Nº de municípios sob alerta: 43
ID do alerta: 49.781.
Atenção: o artigo é gratuito e pode ser publicado em mídia impressa ou na internet: portais, sites e redes sociais, desde que citada a fonte (obrigatório) (modelo >>): Vinni Maciel/Canal do Tempo
Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015