O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas de tempestade para o estado do Rio Grande do Sul que podem afetar cerca de 61 localidades entre o fim da tarde e o início da noite desta terça-feira (25).
A população deve ficar em alerta, pois o centro meteorológico detalhou que os municípios (veja lista abaixo) devem registrar chuva forte de até 50 milímetros, ventos de 40 km/h a 60 km/h e chances de granizo. Os dois alertas estão em vigor e seguirão até às 19h30.
Importante frisar, que algumas localidades do Rio Grande do Sul registraram chuvas intensas e rajadas de vento que ultrapassaram a marca dos 50 km/h no começo da tarde desta terça-feira.
Recomendação: procure um abrigo seguro e evite ficar próximo de árvores, placas publicitárias, postes e torres de energia elétrica. Não toque em fios de eletricidade caídas/rompidas, podem estar energizadas. Não fique sobre água. Evite caminhar em áreas alagadas e não use pontes ou outras travessias que estejam submersas pela água. Cuide de crianças e animais perto de riachos e córregos. Se houver alguma anomalia devido ao clima, ligue para a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros nos telefones 199 e 193.
Lista de municípios sob alerta amarelo (16h11 às 19h30):
>> Aceguá, Alegrete, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Cangucu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana da Boa Vista, Sant'Ana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, São Gabriel, São José do Norte, Turuçu e Uruguaiana.
Lista de municípios sob alerta amarelo (17h47 às 19h30):
>> Alvorada, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Rio Pardo, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Triunfo e Viamão.
Atenção: o artigo é gratuito e pode ser publicado em mídia impressa ou na internet: portais, sites e redes sociais, desde que citada a fonte (obrigatório) (modelo >>): Vinni Maciel/Canal do Tempo
Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015