Quinta-feira, 23 janeiro 2025
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
Alguns bairros de São Borja estão sem energia elétrica após um forte temporal atingir a cidade durante a tarde desta quinta-feira (23). O município, localizado na Fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul, na divisa com a Argentina, registrou quedas de árvores, postes de energia elétrica e danos em imóveis, informou a Defesa Civil local.
Os estragos causados pelo temporal em São Borja ocorreram por volta das 15h30, quando ventos acima de 70 km/h provocaram a queda de diversas árvores na região da Praça da Lagoa.
Também foram registrados danos em alguns imóveis, que segundo o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher, a ventania arrancou telhados, além disso, ruas ficaram bloqueadas devido à queda de árvores e postes, impossibilitando a passagem de veículos.
O vento também foi registrado em Nhú-Porã, a poucos quilômetros do acesso a São Borja, pela rodovia BR-285, com rajadas chegando a 53 km/h por volta das 15h50, segundo dados de uma estação meteorológica local.
Tiecher destacou que pelo menos quatro equipes trabalharam para dar suporte aos moradores afetados pela tempestade. Ele também disse que equipes de energia elétrica trabalharam no interior do município em áreas afetadas pelo vento, para restaurar a energia.
O município do Rio Grande do Sul, que faz divisa com a cidade argentina de Santo Tomé, foi colocado em alerta de mau tempo na manhã desta quinta-feira, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Começou com alerta amarelo, mas em poucas horas, São Borja já estava em alerta laranja, junto com os demais municípios vizinhos da Fronteira Oeste.
O INMET ressalta que a população deve permanecer em alerta, pois o município gaúcho permanece sob dois alertas de tempestade (um amarelo e um laranja), válidos até as 10h desta sexta-feira (24).