Quarta, 6 de novembro de 2024
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
A população dos três estados do Sul do Brasil deve ficar atenta às condições climáticas para esta quarta-feira (6) e também para quinta-feira (7), pois o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja — classificado como tempestade.
O alerta de tempo severo é para todos os 399 municípios do Paraná, 295 municípios de Santa Catarina e 497 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 1.191 cidades que podem registrar chuvas intensas com acumulados de até 100 milímetros, ventos entre 60 km/h e 100 km/h e chances de granizo. O alerta já foi emitido e valerá das 21h desta quarta-feira até o meio-dia de quinta-feira (7).
Importante destacar que os três estados estão sob alerta amarelo desde às 12h50 desta quarta-feira e segue ativado até às 21 horas, quando passa a valer o alerta laranja.
Moradores de áreas urbanas e rurais devem procurar abrigo seguro e evitar ficar perto de árvores e outdoors. Evite também ficar perto de postes de energia e torres de transmissão de energia. Evite as orlas de praias e também evite entrar no mar, rios, lagoas e piscinas durante a tempestade. Não ande sobre a água e não atravesse pontes e pontes submersas. Em caso de problemas em decorrências do mau tempo, ligar para os telefones 193 e ou 199.
Estados do Sul do Brasil sob alerta de tempestade severa | Arte do Canal do Tempo sob imagem do INMET
Lista de municípios do estado do Paraná:
>> Todos os 399 municípios estão sob alerta laranja.
Lista de municípios do estado de Santa Catarina:
>> Todos os 295 municípios estão sob alerta laranja.
Lista de municípios do estado do Rio Grande do Sul:
>> Todos os 497 municípios estão sob alerta laranja.
Órgão: INMET
Aviso: Alerta Laranja - Tempestade
Classificação: Chuvas, ventos e granizo
Início do alerta: 21h - quarta-feira, 6/11/2024
Término do alerta: 12h - quinta-feira, 7/11/2024
Área de alerta: Região Sul do Brasil
Estados sob alerta: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
Nº de municípios sob alerta: 1.191.
ID do alerta: 48.955.
Atenção: o artigo é gratuito e pode ser publicado em mídia impressa ou na internet: portais, sites e redes sociais, desde que citada a fonte (obrigatório) (modelo >>): Vinni Maciel/Canal do Tempo
Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015