Início da tarde vira noite pouco antes da chuva cair em Bento Gonçalves | Foto: Vinni Maciel/Canal do Tempo/7.nov.2024
Quinta, 7 de novembro de 2024
Por Vinni Maciel/Canal do Tempo
O município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, registrou rajadas de vento entre 41 km/h e 52 km/h no início da tarde desta quinta-feira (7), logo após o início da chuva.
Por volta do meio-dia, nuvens escuras cobriram a cidade, fazendo com que o início da tarde parecesse noite. A chuva chegou por volta das 13h30 com força, mas às 14h20, a precipitação não havia atingido 4 milímetros, de acordo com estações meteorológicas espalhadas pelo município serrano.
A chuva foi menos intensa no interior, por exemplo, no Distrito de São Pedro, o acumulado de chuva foi de apenas 2,79 milímetros. O menor registro ocorreu no Distrito de Faria Lemos, onde a estação meteorológica marcou 2,54 mm.
Bento Gonçalves está em alerta amarelo — classificado como chuvas intensas — desde as 10h desta quinta-feira. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que destaca ainda que o município permanece em alerta amarelo até as 23h59 desta quinta-feira, com possibilidades de mais chuva, trovoadas, ventos fortes e atividade elétrica intensa.
Dados até às 14h20:
Estação Meteorológica - Cidade Alta
>> 41.8 km/h - Rajada de vento (13h38)
>> 3.56 mm - volume de chuva
Estação Meteorológica - Progresso
>> 52.0 km/h - Rajada de vento (13h44)
>> 3.81 mm - volume de chuva
Embora as rajadas tenham ultrapassado a marca de 50 km/h em alguns pontos da cidade, até a publicação desta matéria, não havia relatos de danos a imóveis ou queda de plantas.
Canal do Tempo - notícias do clima desde 2015