Um visitante experimenta o cão-guia robô "Xiaoxi" nos Jogos Asiáticos de Hangzhou, na província de Zhejiang, no leste da China, em 26 de outubro de 2023 | Foto: Xinhua
Terça, 21 maio 2024
Entre tantas tecnologias que são desenvolvidas diariamente em todo o planeta, uma delas está voltada para pessoas cegas ou deficientes visuais, que em breve, poderão ter cães-guia robôs, conforme informações das mídias chinesas.
Existem atualmente cerca de 400 cães-guia treinados para atender os incríveis 17,31 milhões de cegos ou deficientes visuais em toda a China, segundo dados da Associação Chinesa para Cegos (China Association for the Blind, em inglês).
Com a falta de "mão de obra canina", aliados ao tempo que se exija para o treinamento do animal e despesas diversas com o cão real, os avanços na tecnologia na criação de cães-guia robôs seguem em ritmo acelerado para atender a população de deficientes visuais.
Desde 2023, cientistas e engenheiros trabalham para a criação destes "animais robóticos", devido aos avanços na tecnologia de transdutores e inteligência artificial. Esses dispositivos inovadores são capazes de identificar com precisão as condições das estradas, obstáculos e instalações vizinhas.
Além disso, oferecem recursos como construção de mapas e percepção do usuário. Através de comandos de voz e feedback vibratório, os cães-guia robôs fornecem serviços de navegação em tempo real para deficientes visuais, permitindo-lhes navegar com segurança pelas ruas da cidade e, ao mesmo tempo, atender aos seus requisitos de navegação interna.
A imprensa chinesa não reportou quando será o lançamento oficial dos produtos robóticos e se atenderá somente o público chinês, ou ainda, de outras nações.