Entre as matérias vinculadas no programa televisivo Jornal da Tarde, da TV Cultura, foi "Secretário do Ministro da Justiça admite erro ao receber advogada ligada à facção criminosa" com duração de mais de três minutos.


Para assistir o vídeo, dê play!

Título: Secretário do Ministro da Justiça admite erro ao receber advogada ligada à facção criminosa
Data: terça-feira, 14 novembro 2023
Plataforma: YouTube
Canal: TV Cultura
Duração: 3:11
Idioma: Português

Transcrição:

O secretário do Ministério da Justiça, Elias Vaz, assumiu a responsabilidade por ter recebido em audiência uma advogada, que é esposa do chefe de uma facção criminosa no Amazonas.

Luciene Barbosa Farias esteve na sede do Ministério da Justiça nos dias 16 de março e 2 de maio. Na primeira reunião, participou de uma discussão com o secretário nacional de assuntos legislativos, Elias Vaz, sobre possíveis crimes contra detentos do sistema prisional. Dois meses depois, retornou para uma agenda com Rafael Velasco Brandani, secretário nacional de políticas penais do Ministério da Justiça.

O caso foi revelado pelo jornal Estado de S. Paulo. Uma segunda reportagem, esta do jornal Folha de S. Paulo, identificou ainda que ela participou de um congresso no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania na segunda-feira (06/11) da semana passada.

Luciene é casada com Clenilson Farias, apontado pelo Ministério Público como líder de uma facção criminosa no Amazonas. Clenilson cumpre pena no estado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Já a esposa, por outro lado, foi condenada em Segunda Instância e responde em liberdade a denúncia do MP.

Ela é presidente do Instituto Liberdade do Amazonas, que advoga pelo fim de supostos abusos cometidos em presídios do estado. Os procuradores afirmam entretanto, que a entidade é financiada pela facção criminosa e que Luciene teria enriquecido com o dinheiro do tráfico.

Depois do escândalo vir à tona, Flávio Dino escreveu em uma rede social que nunca recebeu líder de facção criminosa. E afirmou que as acusações são politicagem. Já o secretário Elias Vaz, afirmou que Luciene participou como acompanhante de uma agenda tratando de investigações sobre a morte de dois jovens e classificou a reunião com um erro.

Não ter às vezes feito uma verificação mais profunda é de... das pessoas que é receber. Também quero lamentar qualquer... é... ilação, qualquer tipo de consideração e inclusive de não considerar o combate que esse Ministério está fazendo ao crime organizado".

Já Luciene afirma que não é faccionada e que é criminalizada por ser esposa de um detento. Em nota, disse ainda, que o Instituto Liberdade do Amazonas luta pelo fim da pena de fome, da privação de visitas e da tortura em presídios.

Parlamentares da oposição usaram a crise para pedir o impeachment de Flávio Dino e nos bastidores, aliados avaliam que o episódio pode impactar numa possível indicação do Ministro da Justiça ao Supremo Tribunal Federal.

A campanha para ser Ministro do Supremo é uma campanha dura, é uma campanha que já está em curso faz tempo com conversas dos eventuais candidatos com todos os senadores. E os senadores sabem que o aconteceu foi um acidente de percurso.

2015 | Zabaloon ©