Assista as medidas de governo. Dê play!
Título: Milei define primeiras medidas de governo na Argentina | AFP
Data: segunda-feira, 20 novembro 2023
Plataforma: YouTube
Canal: AFP Português
Duração: 1:34
Idioma: português
Link/fonte: clique aqui.
Transcrição
Destruir a inflação e privatizar.
O ultraliberal Javier Milei, eleito presidente da Argentina, começou a definir nesta segunda-feira (20) as primeiras medidas de governo para enfrentar a crise econômica.
Em entrevistas a rádios locais, Milei afirmou que vai precisar de 18 a 24 meses para destruir a inflação de mais de 140% ao ano e levá-lo a níveis internacionais mais baixos.
O ultraliberal afirmou que tudo que puder estar na mãos do setor privado vai ficar na mãos do setor privado, e apontou, que a petrolífera YPF e os veículos de comunicação estatais devem ser privatizados. Em relação a proposta de dolorizar a economia, Milei voltou a dizer que vai fechar o Banco Central e que a moeda do país será aquela que os argentinos escolherem livremente.
Milei deve se reunir com o presidente peronista de centro-esquerda, Alberto Fernández, para iniciar a transição governamental que espera que esteja concluída até a posse em 10 de dezembro.
Milei garantiu que vai iniciar as reformas imediatamente, mas suas propostas devem encontrar resistência no Legislativo argentino. Embora tenha obtido uma votação importante nas eleições parlamentares parciais de outubro, o seu partido Libertad Avanza, tem apenas sete dos 72 senadores, 38 dos 257 deputados e dependerá de alianças para provar as medidas.
O presidente eleito anunciou que vai viajar de maneira privada para os Estados Unidos e Israel, antes de tomar posse.
2015 | Zabaloon ©