Dia Mundial do Sanduíche é celebrado anualmente em 3 de novembro, graças ao John Montagu (1718-1792), Conde de Sandwich [1], idealizador da iguaria, no entanto, não está comprovado de fato que o lanche rápido teria realmente sido de sua autoria.

As afirmações apontam que o Conde de Sandwich, John Montagu, teria criado o sanduíche para facilitar as suas refeições durante as partidas de carteado [1] e de golfe, no entanto, historiadores apontam que essa afirmação é errônea, já que o lanche seria degustado enquanto estava em sua escrivaninha, em meio a tantos documentos, sendo um homem muito ocupado[2].

A Kantar, divisão da Worldpannel, revela que 88% dos brasileiros afirmam comer sanduíches semanalmente. Além disso, entre as pessoas dos que consomem sanduíches no jantar, 76% o fizeram substituindo essa refeição por pratos mais clássicos, como a famosa combinação de arroz com feijão e saladas [3].

Os sanduíches frios representam a maior parte do consumo, sendo apreciados por 85,3% dos brasileiros semanalmente. Já as versões quentes, como cachorro-quente e hambúrguer, ainda são vistos como uma indulgência e só são consumidos semanalmente por 2,9% e 1,8%, respectivamente, dos entrevistados [3].

O dados revelam ainda, que 62% dos brasileiros costumam comer sanduíches com maionese na companhia de grupos de pelos menos quatro pessoas, entre familiares e ou amigos [3].

De acordo com o Dicionário de Gastronomia, da autora Myrna Correa, a pratica iguaria, que se popularizou por todo o mundo, basicamente, para ser considerado um sanduíche, é necessário qualquer tipo de pão cortado ao meio [4].

Desde 1927 a palavra "sanduíche" aparece no dicionário da Real Academia Espanhola, sendo definida como: "sanduíche feito com duas fatias de pães entre as quais se colocam presunto, queijo, linguiça, carne, vegetais ou outros alimentos" [5].

Comer sanduíche também é cultura, é o que aponta Duolingo, pois a palavra sandwich é praticamente universal. Em alemão, holandês, francês, indonésio, inglês, italiano, rumano e suaíli, a palavra é sandwich, no entanto, pode haver uma variação na forma de pronunciar [6].

Fonte da imagem
Lauri Patterson/Getty Images

Links externos

2015 | Zabaloon ©